
As primeiras intenções de estudo e registros de algo que pudesse ser comparado à internet foram feitos por J.C.R Licklider em agosto de 1962, através de memorandos. Em essência o conceito foi muito parecido com o da internet atual.
A partir daí Leonard Kleinrock publicou o primeiro trabalho sobre troca de pacotes, o que foi um grande passo para tornar possível uma rede entre computadores. Posteriormente descobriu-se outros trabalhos que também tratavam da troca de pacotes e estavam sendo realizados por diferentes pesquisadores, em paralelo, sem que estes soubessem.
Expandindo a rede
Outro passo muito importante foi conseguir conectar dois computadores e fazer com que se comunicassem, isso ocorreu entre um computador TX-2 de Massachussets e outro Q-32 na Califórnia.
O primeiro servidor
A partir daí, foi criado o primeiro servidor ARPANET que foi primeiramente conectado a SRI (Stanford Research Institute) e posteriormente a outros dois terminais, um na Universidade da Califórnia, Santa Barbara e outro na Universidade de Utah. Algum tempo depois outros computadores foram adicionados a rede.
O primeiro “e-mail”
Em 1972 foi introduzido à rede o correio eletrônico (e-mail conhecido atualmente), porêm, com duas funções básicas “Send/Enviar e Read/Ler” que ocorreu pela necessidade dos usuários, da rede, de se intercomunicarem.
Referencia:
http://www.aisa.com.br/historia.html#origem
Oi Gabriel,
ResponderExcluirum texto claro, objetivo e que mostra um panorama geral.
Mto bom!
abraços,
Prof. Inara
Gostei do modo que vc explicou ,com bastantes detalhes e mesmo assim num texto não-longo e suave!=D
ResponderExcluir